domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Primeiro Emprego A Gente Nunca Esquece...


Quando somos novos e não estamos acostumados à nos preocupar com nada, nós não temos a real dimensão da transformação que ocorre quando nós recebemos o primeiro pagamento por um trabalho.

Todos os trabalhos, inclusive o voluntário trazem novas experiências e agregam conhecimento, mas a lembrança do primeiro salário ou pagamento que você recebe é algo gratifcante.

Além da recompensa pelo seu trabalho, é uma prova de que você é competente o suficiente para realizar alguma coisa de útil para os outros lhe trazendo boas doses de sabedoria e maturidade. Por mais que você viva de fazer relatórios à chefes e não saindo do seu gabinete, tenha em mente que aquela sua parcela de trabalho trará algo de útil a sociedade.

Minha primeira experiência no mundo dos empregos foi trabalhando como professor. Ensinava em um reforço à alunos com dificuldade de aprendizagem matérias como: Português, História, Literatura e Inglês. Quando sabia que, por minha ajuda os alunos estavam passando de ano eu me sentia gratificado e, felizmente, até onde sei no tempo que estive lá estes garotos e garotas foram aprovados ao final da recuperação sem que nenhum fugisse a essa regra.

Contudo, só me senti plenamente realizado quando, após ter iniciado minha graduação arranjei meu primeiro estágio. Mas, isso é assunto para um novo post, em breve.

E vocês, nobres leitores, como foram as experiências de vocês, nesse mundo novo dos empregos?

4 comentários:

  1. A minha foi horrível! Se dependesse somente daquela experiência, teria desistido de ensinar. Mas finquei o pé e depois as coisas melhoraram. E depois fui chamada pra Justiça. E depois... o resto, vc conhece.

    ResponderExcluir
  2. Minha experiência como professora foi a seguinte: cursava a oitava série na época e minha professora de português perguntou se eu não poderia substitui-la por dois dias em um colégio público. Aceitei. Só depois soube que iria lecionar para o segundo e terceiro ano do ensino médio e a matéria seria literatura que eu nem tinha visto ainda... Mas deu tudo certo, meus alunos passarem meses me chamando de 'tia'na rua. Na monitoria, descobri que queria realmente ser professora. Esse é meu destino. Quanto a emprego, quase virei atendente da Telemar. Tive que recusar um emprego na Siciliano (o emprego dos sonhos!) sob pena de não terminar a faculdade (trabalhar de domingo a domingo...) e por fim o Estágio na JF do qual acabei de sair com o coração apertado. Trabalhar não é ruim, ainda mais quando você faz o que gosta e com pessoas que gosta.

    ResponderExcluir
  3. Comecei justamente com trabalhos volunários aos 14 anos... aos 17 comecei a trabalhar ganhando dindin e sou viciada há 7 anos hehehe. Beijas ó nobre blogueiro

    ResponderExcluir
  4. otávio!!! tem selo pro aurora lá no lixotv! beijas

    ResponderExcluir