quinta-feira, 31 de março de 2011

Nó de gravata ou nó na cabeça?

Este nobre blogueiro que vos fala tornou-se advogado recentemente e como todo advogado tem de usar gravata. No princípio elas me incomodavam um pouco mas, hoje em dia, são águas passadas. A técnica que aprendi para dar os famigerados nós consiste em alguns conceitos gravatais: controle de altura, giros e fecho. Para tanto tenha uma gravata em mãos, coloque-a no pescoço com o lado fino na esquerda e o lado grosso na direita. Com esta técnica vai ser possível fazer os nós half windsor e windsor (duplo).

O controle de altura consiste em deixar o lado fino com o menor comprimento possível em relação ao lado grosso. Sua gravata tenderá a ficar no comprimento ideal. Caso fique muito grande é só ir aumentando o tamanho do lado fino. Segundo os consultores de moda o comprimento ideal é que a ponta da gravata encontre o cinto.

Agora o passo a passo do nó. Sempre segure sempre o lado fino para dar sustentação ao nó. Faça um x entre o nó grosso e o nó fino. Passe o lado grosso fazendo uma volta completa pelo lado direito.

Para o half windsor só falta o fecho. O fecho é o grande problema para se aprender a dar nó em gravata. Mantendo o x feito e pegando o lado grosso da gravata você deve imaginar colocando um cinto por volta do meio do x feito, ou seja, você deve pegar o pano, passar por trás do x e fazer um contorno completo por volta do espaço que você colocou. Fácil, não? Porém, ainda não parece um nó de gravata. Para tanto basta usar novamente sua imaginação e visualizar a trava de um cinto de segurança. Você perceberá que existe um espaço criado entre o x e a volta do fecho. Utilizando o resto da parte grossa da gravata você colocará o restante do tecido neste espaço com muita calma porque senão pode amarrotar o tecido da frente. O nó está dado, ficando a seu cargo, ajustes finos.

E o windsor? O windsor completo segue os mesmos passos a diferença e o que dá um pouco mais de trabalho é que você tem que girar duas vezes. No half windsor você fez o primeiro giro para direita e fez o fecho e os demais passos. No windsor você faz como se fosse um half windsor, porém, além da volta do lado direito você fará a mesma coisa com a banda esquerda da faixa fina. Com o restante da faixa grossa faz-se o fecho, do fecho se coloca a trava do nó colocando o tecido no espaço criado pelo fecho. É simples e fácil. O grande problema é que tem um grande mistério e complicações nos métodos ensinados em geral. Agora é só praticar!

Melhor vídeo aula encontrada.


Atenção, cuidado com a distração!

Saudações Auroriais!

Um comentário:

  1. Parabéns por seu ingresso nesse mundo feroz dos advogados. Apesar de ter noção das dificuldades para arrumar o bendito nó da gravata, acho que o esforço vale a pena. Um bom terno e gravata contribuem muito para o charme e elegância de um homem. E inteligente e gentil como você, o pacote está completo! Muito sucesso, meu caro!

    ResponderExcluir